Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até janeiro no Acre, diz Saúde
29/10/2024
Medida visa ampliar o alcance da imunização da população por conta do baixo índice de cobertura vacinal registrado. Até o momento, 22,09% do grupo prioritário foi imunizado no Acre. População acima de seis meses de vida pode se vacinar contra a gripe no Acre
Júnior Aguiar/Sesacre
A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) anunciou, nesta terça-feira (29), a prorrogação da vacinação contra a gripe no estado até 31 de janeiro de 2025. A medida, segundo o órgão, visa ampliar o alcance da imunização da população por conta do baixo índice de cobertura vacinal registrado.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Segundo dados da Sesacre, até agora foram aplicadas 98.042 doses em todo o estado, o que corresponde a uma cobertura vacinal de apenas 22,09% do grupo prioritário, composto por crianças, idosos, gestantes, trabalhadores da saúde e pessoas com comorbidades.
Destaca-se ainda que a população-alvo da campanha no Acre é composta por 311.069 pessoas. No estoque do estado, há 239 mil doses da vacina trivalente, distribuídas entre os 22 municípios acreanos. (Veja mais abaixo os locais de vacinação em Rio Branco)
Com a prorrogação da campanha, as secretarias municipais de saúde devem continuar com as ações de imunização para aumentar a cobertura vacinal.
Balanço do Dia 'D' no sábado (26)
No último sábado (26), que seria o último dia da campanha nacional de vacinação contra a gripe, o mutirão organizado pela saúde municipal aplicou mais de 5 mil doses em Rio Branco no último sábado (26). A informação é da diretora de Vigilância em Saúde, Socorro Martins.
Ao Bom Dia Acre, a diretora afirmou que a expectativa era que a ação chegasse a 3 mil doses. O Ministério da Saúde encerrou a campanha nacional no sábado, mas as doses continuam sendo aplicadas nas unidades de saúde da capital para todos os públicos a partir de 6 meses de vida.
“A nossa avaliação é muito positiva, foi um momento muito bom, porque as pessoas atenderam o nosso chamado, porque os parceiros também, as pessoas que se colocaram no espaço para a Prefeitura de Rio Branco fazer essa ação, junto a imprensa aqui, chamou o público, a população, e ela atendeu ao chamado de todos esses parceiros que estavam envolvidos”, ressaltou Socorro.
LEIA MAIS:
Acre apresenta sinal de queda nos casos de síndromes gripais a longo prazo
Mais de 2,8 mil pessoas se imunizaram contra a gripe em Rio Branco no 'Dia D de vacinação'
Mais de 5 mil pessoas se vacinaram contra influenza no Dia D em Rio Branco no sábado (26)
No início de setembro, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) reforçou a campanha contra a gripe, que começou no dia 10 de julho no estado. Ainda conforme a Vigilância Epidemiológica, em Rio Branco, no máximo, 20 mil pessoas já foram imunizadas.
O Ministério da Saúde lançou, oficialmente, no dia 2 de setembro, a campanha de imunização contra o vírus influenza na região Norte. Para receber o imunizante, basta levar um documento e a carteira de vacina.
“Nós estamos vacinando, as nossas equipes já estão bem orientadas a realizar a vacina de todas as pessoas que chegarem. Lembrando que são as pessoas a partir de seis meses de idade. Enquanto tivermos estoques, nós vamos continuar fazendo a vacinação. Não vamos deixar faltar. O Ministério da Saúde indicava o uso somente de um mutirão, e a prefeitura pediu para que fizesse mais dois”, acrescentou Socorro.
Veja os pontos de vacinação na capital acreana:
Urap Roney Meireles;
Urap São Francisco;
Urap Vila Ivonete;
Urap Hidalgo de Lima;
Urap Rozângela Pimentel;
Urap Eduardo Assmar;
Urap Cláudia Vitorino;
Urap Valdeisa Valdez;
Urap Bacurau;
Policlínica Barral y Barral;
USF Francisco Constâncio;
USF Antenor Ramos;
USF Manoel Alvez Bezerra;
Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie).
Reveja os telejornais do Acre